Alimento da Vida -Dia 2 de Setembro de 2012- “Vós abandonais os mandamentos de Deus para seguir a tradição dos homens”. Os mandamentos de Deus são eternos e mais importantes.

BIBLIA

Amigos e amigas, hoje vamos lhes apresentar a Biblioteca dos cristãos, a BÍBLIA.
Começamos dizendo o que significam as palavras “Bíblia” e “teca”. São duas palavras de origem grega. Biblia, vem de “biblos”, livro, e “teca”, que significa caixa, ou lugar onde se guardam os livros. Daí a palabra BIBLIOTECA: lugar onde se guardam os livros.
A Bíblia é considerada como uma pequena biblioteca portátil. Ela é muito especial por conter duas coleçôes de livros sagrados, inspirados por Deus.
Vou lhes dizer como é esta famosa Biblioteca:
É uma coleção de 73 livros, divididos em duas partes: 46 do Antigo Testamento e 27 do Novo Testamento. Nos livros da Bíblia, a abreviação At, significa Antigo Testamento e Nt, Novo Testamento. Fazem parte do At, os livros escritos antes de Cristo, e do Nt aqueles escritos depois de sua vinda.
Os livros da Bíblia contém a Palavra de Deus, escrita com características humanas. Quer dizer que os autores sagrados, usaram a própria língua, dentro de sua cultura, para transmitir a experiência de fé do povo. As línguas usadas pelos autores foram: hebraico, aramaico e grego.
Através da leitura e estudo da Bíblia podemos conhecer os costumes, lutas, testemunhos de fé, orações, erros e acertos do Povo de Deus que podem inspirar nossa própria vida.
Os autores sagrados escreveram a história do povo escolhido por Deus para mostrar às gerações futuras como Deus está presente no seu meio.Lenta e pacientemente, foi se manifestando na vida das pessoas.
Para lembrar
- Quê significa a palavra “Bíblia”?
- Quantos livros formam a Bíblia? Quantos foram o Antigo Testamento? Quantos formam o Novo Testamento?
Encontre o título de cada livro na biblioteca acima.

Como a Bíblia foi Escrita?
Foi vivida pelo Povo de Deus antes de ser escrita, transmitida de geração em geração.
O período durante o qual ela foi transmitida, verbalmente, de geração em geração, durou, aproximadamente, 900 anos e chama-se “Tradição Oral”.
A Bíblia começou a ser escrita durante o reinado do Rei Salomão. O Antigo testamento acabou de ser escrito até uns 50 anos antes do nascimento de Cristo.
O Novo Testamento começou a ser escrito pelo apóstolo Paulo nos anos 57-58 depois de Cristo e terminou com o livro do Apocalipsis, no final do século I depois de Cristo. O período durante o qual a Bíblia foi escrita é chamado de “Tradição Escrita”. Este também durou, aproximadamente, 900 anos
Agora você está convidado a entrar nessa fabulosa biblioteca, A BÍBLIA. Entre nela e descubra as maravilhas de Deus. Mas preste atenção. Livro é para ser lido. Leia a Bíblia
Para lembrar
- Quê é tradição oral? Quê é tradição escrita?
- Durante o reinado de quem a Bíbliia começou a ser escrita?
- Por quem o Novo Testamento começou a ser escrito?



VISÃO GERAL DOS EVANGELHOS

Missionário Olmes Milani